Novidades do apartamento e financiamento

Semana passada foi a entrega oficial do empreendimento e a assembléia que instala o condomínio, elege o síndico e o conselho fiscal/consultivo.

Algumas fotos do dia (divulgadas pela VCG empreendimentos):

jardim zenbistroportariasalao de festas11429766_448967951933258_7654828917326513319_n

Foi uma super emoção andar pela área comum do nosso prédio e ver que estava tudo do igualzinho as fotos da divulgação. Mais felicidade ainda nos dar conta de que essa é a nossa casa, um sonho quase realizado!

Quase, só falta a parte mais burocrática, enrolada e estressante: O financiamento!

Compramos o apartamento na planta e pagamos quase 30% do valor durante a construção, agora vamos financiar os outros 70% que foram corrigidos pelo INCC-M durante todo esse tempo! O primeiro passo pra gente foi escolher o banco. Como temos maior facilidade em negociar com o Banco do Brasil decidimos financiar por lá, mesmo depois de muita gente nos dizer que esse é o banco mais demorado, que os processos por lá estão demorando de 1 a 5 meses (se demorar 5 meses vou ter que me mudar ao mesmo tempo que colocam piso, box, armários e tudo mais). Pensamento positivo e tentar correr com a papelada pra acelerar esse processo.

Segundo passo: Cadastro completo no banco e comprovar renda. Estamos nessa etapa! A renda e cadastro do Le são mais fáceis, já pra mim… sou sócia em duas empresas, recebo pró-labore em uma e distribuição de lucro pela outra e vou usar as duas como fonte de renda. Tive que fazer todo o cadastro das duas empresas e estou na fase de comprovar a renda. O pró-labore foi mais tranquilo e comprovei com o imposto de renda mesmo. O que tá enroladinho é a distribuição de lucro, o banco exige a Decore emitida pelo contador responsável e a escrituração no livro diário que dependem das contadoras da empresa e não de mim, então preciso esperar que elas me entreguem.

Terceiro passo: proposta do financiamento, depois de comprovada a renda o banco vai analisar e nos dizer quanto eles podem nos emprestar, qual o juro, prazo, parcela, seguro, taxa de administração e todas as condições do financiamento. Nessa hora vamos descobrir o valor que teremos que dar de entrada, fiz várias simulações, mas os juros estão subindo direto e não tenho como ter certeza se o banco vai pedir 5, 10, 20 mil! To torcendo que nossa renda seja suficiente para dar uma entrada baixa, daí usamos o FGTS e podemos guardar nossas reservas para o apartamento e lua de mel.

Quarto passo: contratar despachante. Pegamos algumas referências e, depois de pensar muito, decidimos contratar um despachante para nos ajudar com toda a burocracia! Não é super barato, mas a gente demoraria muito tempo fazendo tudo por conta, nós dois trabalhamos e não vamos poder ficar indo em cartório, correndo na construtora, correndo no banco e nem sei mais o que é que tem que fazer! Essa empresa já está acostumada a trabalhar com o Banco do Brasil e sabe como eles gostam de receber toda a documentação. No fim do processo vou fazer outro post e conto se me arrependi ou se recomendo!

Quinto passo: Aprovação do financiamento e pagamento para a construtora. Esse é o último passo, depois de toda a papelada o banco aprova o financiamento e repassa o valor para a construtora. Com a dívida quitada (com a construtora) você recebe as chaves do seu imóvel!

Estou na etapa 2 então pode ser que existam outros passos entre o 3 e o 5 e eu ainda não sei! Banco tem mania de ir te contando tudo aos poucos só pra demorar mais!

Alguém já financiou sua casa? Tem alguma dica pra me dar?

Anúncios

6 comentários em “Novidades do apartamento e financiamento”

  1. ai, vida de gente grande é complicada hein! AEHRIUHAERIU super sonho em um dia comprar minha casa ❤ adorei o lugar, muito lindo! parabéns por estar realizando esse sonho, e que tudo continue dando certo pra você! :*

    1. hahaha é mesmo!! Casa própria é um sonho e eu nem tinha noção de que era tão cheio de burocracia, taxas, impostos e complicação! Mesmo assim vale a pena!! A emoção de ver sua casa pronta (ou quase isso) é muito grande! Obrigada querida!! Vou torcer pro seu sonho também se tornar realidade!

  2. Poxa as fotos são lindas!! Parabéns pela conquista, agora continue firme e forte nesta etapa de financiamento que é bem complicada, mas vale a pena. Recentemente passei pelo registro do imóvel e me informei nas leis do meu município para alguns descontos no cartório e na taxa com a prefeitura. Bjs!

    1. Obrigada querida!! A gente tenta ficar firme e forte, mas tem horas que desanima um pouco, é muio papel, muita complicação! Parece que aqui também tem algo de desconto no cartório, lembro que vi isso em algum lugar!! Vou pesquisar novamente!! Obrigada pela dica!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s