Cuidados e etapas na compra do apartamento na planta

Antes de comprar meu apartamento na planta pesquisei muito quais eram os cuidados que eu deveria tomar. Até ia escrever um super post explicando tudinho, mas não consegui deixar de uma maneira clara e resolvi que era melhor indicar links de um blog que amo o Comprando Meu apê.  Vou colocar os assuntos e os links pra vocês e dependendo do assunto vou colocar uma observação pessoal!

cma

Pesquisar a construtora: 

Começo pelo que é mais óbvio, mas que pelo calor do momento muita gente esquece! Você vai fazer uma compra de algo que só vai ser entregue depois de algum tempo (dependendo de em que etapa a obra se encontra), então é bom verificar se a construtora é sólida, se tem boa reputação, se tem ações contra ela, enfim, jogar o nome no Google também ajuda!

INCC:  o que é e como eles calculam.

Esse vídeo me ajudou muito na hora de entender esse tal de INCC! Quando você compra você é avisado (ou não) que o valor do apartamento será corrigido até a hora da entrega e quitação, eu tomei todo o cuidado de calcular a entrada e parcelas da construtora para que o valor que seria corrigido não ficasse absurdo. Mesmo com todo esse cuidado, só de correção a gente pagou/vai pagar 10% do valor da compra. Então se o valor fechado na compra foi 180.ooo,00, a gente pagou 18.ooo,oo só de correção/juro. Isso apenas nessa etapa de construção, ainda vai ter juro pra caramba do financiamento!

Atraso na entrega: um resuminho dos vários problemas relacionados

O meu tá atrasado, mas não tá. Como assim?? No contrato a data de entrega prevista era 31/01/15, mas segundo o contrato (e muitos juízes tem considerado legal) a construtora tem um prazo de 180 dias extras para efetuar a entrega, ou seja, quando comprei sabia que a previsão era janeiro, mas o apê poderia ser entregue até 30 de julho sem que a construtora sofresse qualquer penalidade. A gente acabou de passar a metade desse prazo e pelo jeito esse apartamento não será entregue esse mês.

Vistoria: Como foi a vistoria dela e também tem uma lista pra você levar no dia da sua vistoria! 

Minha vistoria ainda não aconteceu, mas eu não entendo de nada e vou ver se meu pai acompanha a gente! Também quero levar a listinha da Bruna!

Financiamento: Comprando meu apê explica

De financiamento não posso falar muita coisa porque meu apartamento ainda não foi entregue. Tudo que sei é que pra poder financiar o valor final o imóvel tem que ter o habite-se e a matrícula individual e mais algumas outras burocracias. Provavelmente vamos financiar no Banco do Brasil e quando essa hora chegar quero tentar contar como foi cada etapa e quanto tempo demorou pra liberar!

 

Deixe um comentário

