Consumo consciente

Blogagem coletiva – Consumo Consciente

O post de hoje é um pouco diferente pq estou participando da blogagem coletiva iniciada pelas meninas do Tudo Orna.

Vamos falar de consumo consciente?? Quero fazer desse post uma conversa com vocês, o que vocês acham que é consumo consciente?? Vocês consumem assim??

Para mim esse tipo de consumo é qndo vocês pensa em toda a cadeia produtiva antes de comprar alguma coisa. Claro que, de certa forma, vc já está consumindo de forma consciente só de considerar o material com o qual uma peça é feita, mas o ideal seria considerar não só isso, mas como a peça foi produzida, o tipo de energia utilizada, o consumo de água, o transporte, a matéria-prima, a embalagem, a necessidade de compra e mais tarde como você irá descartar a peça. Forcei a barra ou vocês concordam?

Pra quem acha que o esforço é muito grande e está fora de alcance pensar nisso tudo, dá pra começar pequeno, olhem algumas dicas:

1- Não comprar de lojas que acrescentam muitas embalagens para você levar a peça para casa.

É lindo embalarem sua peça nova todinha em papel de seda, botar um laço, um cartão e colocar tudo dentro de uma sacola de plástico da marca, mas será que a gente precisa disso tudo?

 

Que tal levar sua sacola retornável para o shopping também?

2- Pensar bem antes de comprar alguma peça de roupa ou sapato novo.

Será que você realmente precisa? Será que não vai ficar com ele parado? Será que não é aquela peça linda que você nunca vai ter coragem de usar? Pois é, aqui a coisa complica, você pode falar que o dinheiro é seu e se você quiser comprar algo pra deixar mofando dentro do armário o problema é seu. Hmmm, será que o problema é só seu? Será que os recursos utilizados para fabricar e transportar são problemas só seus? Acho que não! 🙂

3- Pensar bem antes de jogar algo usado fora.

Conheço muita gente que qndo uma roupa já está usadinha taca ela no lixo. Aiiiii!! Se a peça ainda tem condições de uso doe para alguma instituição carente! Se ela já está beeem usada mesmo e não tem mais como fazer alguém feliz pense em destinos alternativos, como pano de limpeza!!

4- Dê preferência para lojas/marcas que fazem ações sociais e ambientais.

Com certeza essas marcas e lojas só fazem esse tipo de ação por que tem lucro, então mostre seu apoio consumindo (sem esquecer a dica 1 e 2 claro!).

 

Eu acredito na história da gotinha e, se cada um fizer sua parte, podemos ser um lago, um rio, um mar inteiro!!! 🙂

Eu sei que muitas vezes é difícil e o consumismo bate mais forte, mas a gente tem que tentar!!! Comece recusando uma embalagem desnecessária e vá evoluindo!!

Querem conferir maps posts sobre o assunto?? É só clicar aqui.

Não esqueçam de colocar a opinião de vocês nos comentários!! Vamos fazer desse post uma conversa!

Anúncios

3 comentários em “Consumo consciente”

  1. Eu me considero uma consumidora consciente ( pra não falar mão-de-vaca rsrsrs)
    Penso mil vezes antes de comprar algo, e só compro quando preciso mesmo.
    Sem contar que quando vou comprar algo pequeno e estou com minha bolsa, ja dispenso a sacolinha e jogo o produto lá dentro. Mulheres, são capazes de carregar meio mundo dentro de suas bolsas né? O dificil é achar o celular tocando lá dentro, ou o molho de chaves rsrsrs

    Acho importante postagem como essa. Ontem mesmo estava lendo no jornal que existe uma procura muito grande de cartões de crédito por parte dos jovens, e muitos deles acabam se endividando.
    Consumo consciente deve ser discutido sim, para evitar esse tipo de situação.

    Adorei o post.

    1. Eu tb coloco as coisas na bolsa!!! 🙂 Agora tb carrego uma sacolinha dobravel dentro da bolsa, assim, se eu for comprar algo e só desdobrar e usar!!
      O consumo consciente é importante tanto pelo lado econômico financeiro quanto pelo lado ambiental!! É um assunto que tem que ser discutido!!
      🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s