Outubro Rosa

Você sabe o que é o Outubro Rosa?

Depois de ler este post no blog da Mi decidi participar do Outubro Rosa.

Primeiro uma pequena explicação sobre o que é o Outubro Rosa: “O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.” Você pode ler mais nesse site aqui.

Agora minha história pessoal:

No final de 2009 em uma consulta regular com a minha médica ela sentiu que eu estava com um carocinho no seio (ou mama, como preferir). O carocinho já não era mais tão “inho” e se eu fizesse o auto exame regularmente com certeza teria percebido que ele estava ali e aumentando. Ela pediu uma eco de mama e no exame descobri que tinha um nódulo de quase 3cm. Pelo exame, minha idade (20 anos na época) e histórico familiar a chance de ser benigno era muito grande,  mas devido ao tamanho minha médica decidiu retirar o nódulo. A cirurgia foi bastante tranquila e a suspeita se confirmou, era benigno!

Tenho algumas amigas de também vinte e tantinhos anos que passaram pela mesma situação, ou seja, não é pq vc é novinha que não deve se preocupar com câncer de mama! Nessa idade não ligamos muito pro câncer e achamos que o auto exame é desnecessário, mas depois do que aconteceu comigo aprendi que duas coisas são de extrema importância: Consultas regulares e auto exame.

Por favor, não esperem algo ruim acontecer! Criem o hábito antes de levar um susto!

Passamos tanto tempo pintando as unhas, passando cremes, arrumando o cabelo e muitas vezes esquecemos de que não adianta nada disso se não tivermos saúde!

Se cuidem amorinhas lindas!

3 comentários em “Outubro Rosa”

  1. Oi Deni,
    Sabe que eu também tenho um desses
    mas fiquei com medo de tirar, tá
    aqui ha uns 4 anos já.
    Eu sei que é perigoso ficar deixando, mas a gente sempre acha
    que acontece com todo mundo menos
    com a gente. Preciso resolver logo né?

    Parabéns pela participação na campanha.

    Beijinho

    1. Mas ta grande Fer? Pq eu tenho mais três que são pequenos e monitoro a cada três meses faço a eco, se eles não aumentarem não vou tirar, pq não tem necessidade! Só tirei aquele pq tava grandão!
      Que q teu médico falou? Que é melhor tirar?

      1. Então ele é médio, acho que do tamanho de uma bola de gude. A médica disse que era para eu fazer ultrason e foi aí que parei o tratamento. Minha mãe ja teve um e o médico dela receitou um remédio que fez sumir.

Deixe um comentário

